domingo, 21 de março de 2010

BLACK TIE COM HAVAIANAS NÃO PODE



Os acontecimentos vão acontecendo (jura?) e a gente vai deixando de comentar um monte de coisa por pura preguiça falta de tempo. Mas relembro aqui da notícia na última semana do Vágner Love, atacante do Flamengo, que foi a uma festa na Rocinha escoltado por traficantes com metralhadoras. Filmaram isso e agora a polícia quer explicação do jogador sobre o porque daqueles traficantes armados. Eu não vi o vídeo e também nem vou atrás.

Mas percebam como é a inversão de valores.... sutil. Será que não era a polícia (e o Estado como um todo) que teria que ser questionada sobre sua falta de autoridade nas favelas do Rio por permitirem, entre outras coisas, que pra participar de uma festa por lá tenha que se pedir a autorização pra traficantes fortemente armados?

Pensemos juntos: essa não é a mesma premissa cruel de achar que quem mora na favela é bandido? Ser filmado com gente armada numa favela (que faz parte daquela realidade) te faz bandido igual? Será que o recado que querem dar a todos, através do atacante do Flamengo, é do tipo "viu gente, não entre na favela que lá não é lugar de gente de bem". É isso? Não é a toa o estranhamento da a opinião pública em relação ao carinho que o Adriano, o outro atacante do Mengo, tem em relação a favela que ele nasceu. Afinal, ele já ultrapassou a sua "condição" de negro ficando rico e, "é claro", seu lugar não é mais na senzala favela.

Pessoal, as regras são claras: ir de Havaina e bermuda num casamento que pede black tie... você acha que entra? Com certeza não. Assim como se você quiser entrar numa favela (se é que pode ir... já definiram?) não pode entrar sem autorização do "dono" É errado? Eu acho... calça fica pinicando minha perna mas quem tem que ser questionado por essa situação, meu amigo, é quem deixou isso acontecer e não o Vágner Love.

17 comentários:

Tadeu disse...

pois é cara, quando essa assunto explodiu eu falei extamente isso...ia até escrever...porra! a polícia que tem que explicar pq em alguns pontos da cidade se anda com fuzil nas mãos...o vagner love é mané, só isso...

tati disse...

E o Adriano amarra a noiva na árvore, só isso...

E a noiva quebra o carro de geral a machadada, só isso...

E o Bruno "sai na mão" com "mulé", só isso...

Nesse ponto, realmente, os traficantas tem uma conduta totalmente condenável, mas mais coerente com sua realidade social, econômica, familiar, espacial etc.
Não é uma questão de negar raízes, família, cor, origem socio-econômica, deixar de frequentar certos espaços, não. É saber aproveitar o que se consquistou para fazer diferente e fazer diferença para mudar essas coisas. Saber o que é bom, e o que não é, o que é certo, e o que não é. O que cai bem para a sua imagem (como pessoa pública!), e o que não cai. Algo que a gente não vê no comportamento desses "atletas".
Sinceramente, nunca entenderei o que se passa na cabeça desses jogadores. Para mim é um enigma!

Tadeu disse...

o "só isso" não foi minimizando, longe disso...

é que o problema é bem maior...só isso.

tati disse...

Eu sei, Tadeuzinho.... não critiquei você não... ihihih... só isso

Tadeu disse...

eu sei linda...eu só expliquei melhor...só isso..rs

vinicius disse...

Não que isso seja importante para o debate, mas a noiva amarrada na árvore foi lenda...

Beijos pra todo mundo

Tadeu disse...

é lenda? putz...e eu imaginando a Joana amarrada...rs

tati disse...

Ah!! Então perdeu toda a graça da história!!!!!! Esqueçam o resto!

Felipe disse...

hahaah!!! Putz! Aquele loirão amarrado... é de viajar mesmo!!! heheheh

Mas parece que ela foi amarrada sim.... pelo menos eu li isso em algum lugar. Mas não foi pelo Adriano, foi pelos traficntes do morro, para tentar "acalmá-la"

vinicius disse...

Ela tava pelada ou vestida, Felipe?

Felipe disse...

hahahah!!! Punheteiro, Punheteiro!! heeehehhe

Tadeu disse...

pelo que li (ou foi a minha imaginação?) ela estava de langerie...era o que dizia a reportagem (ou seria a minha imaginação?) rs

Picaretas da Távola Redonda disse...

PARA TADEU! PARA TADEU!!!!

Tadeu disse...

parei...

vinicius disse...

Olha o batidão!! Não para, não para, não para!!

Vamos aos detalhes: Rendinha ou algodão? Vermelha, preta ou rubro- negra?

Vivi disse...

Aaaaaai Jesus! Quanta imaginação masculina em torno de uma loira boasuda...rs

vinicius disse...

Vivi, pode ficar tranquila porque o Tadeu sempre preferiu as ruivas com cabelo no ombro...

Beijinhos

PS: E isso não é media, é a mais pura verdade, viu?