quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

SEM LENÇO, SEM DOCUMENTO E SEM DIREÇÃO!


Não é de hoje que a indústria fonográfica brasileira está em crise, quase morta. O grande problema de tudo isso é que não foi apenas o mercado fonográfico brasileiro que entrou em crise(em alguns países ele continua muito bem, como na Inglaterra, Japão e afins), foi a música e tudo que a envolve. Revistas acabaram (você tem hoje a Rolling Stone, que cá entre nós só o Felipe acha bacana), jornais diminuem seus espaços (só os "deuses" da MPB continuam com os seus) e principalmente as rádios (a verdadeira casa da música) estão definitivamente enterradas. Alguns anos atrás não só se vendia mais discos, tínhamos mais opções. Roberto Carlos, The Cure e Gretchen vendiam muito e tinham seu espaço (rádio, tv, jornais), e existe espaço pra todos. O que temos hoje é vendagem mínima e padronização no que toca nas rádios que sobraram (alguém escuta?), no Faustão e na MTV. É claro que a Internet se torna a rota mais óbvia aos ouvidos mais atentos, mas a boa música e a variedade sonora poderia ainda ter espaço em outros lugares, não? Os vinte discos mais vendidos no Brasil em 2009 (Jornal O Globo), mostram que a crise musical do país não está só nas vendagens, está na qualidade, que parece ter fórmula única. Confira:

1. "Iluminar", Padre Fábio de Melo (Som Livre): 264 mil cópias
2. "Zezé di Camargo & Luciano" (2008), Zezé di Camargo & Luciano (Sony): 261 mil
3. "I am... Sasha Fierce", Beyoncé (Sony): 239 mil
4. "Elas cantam Roberto Carlos", vários (Sony): 206 mil
5. "Promessas", vários (Som Livre): 205 mil
6. "Eu e o tempo ao vivo", Padre Fábio de Melo (Som Livre): 196 mil
7. "Borboletas", Victor & Léo (Sony): 181 mil
8. "Vida", Padre Fábio de Melo (Som Livre): 180 mil
9. "Ao vivo em Uberlândia", Victor & Léo (Sony): 152 mil
10. "Ao vivo e em cores", Victor & Léo (Sony): 130 mil
11. "De volta aos bares", Bruno & Marrone (Sony): 115 mil
12. "Paraíso - Nacional", vários (Som Livre): 113 mil
13. "Deus do impossível", Aline Barros (Som Livre): 112 mil
14. "Padre Fábio de Melo", Padre Fábio de Melo (Som Livre): 103 mil
15. "Duas horas de sucesso - Ao vivo", Zezé di Camargo & Luciano (Sony): 98 mil
16. "Collection", Simply Red (Som Livre): 90 mil
17. "No line on the horizon", U2 (Universal): 89 mil
18. "Pop it rock it", vários (Som Livre): 89 mil
19. "Thriller - 25th anniversary edition", Michael Jackson (Sony): 88 mil
20: "Ao vivo", Victor & Léo (Sony): 87 mil


Tentei finalizar esse texto mas não consegui. A lista é tão assustadora que não consegui escrever algo sensato, além do mais não vou ficar falando mal do Padre Fábio de Melo assim né, por mais moderno e metrosexual que ele seja, acho que ainda assim seria pecado. O último a sair apague a luz.

14 comentários:

Claudinha disse...

Picareta, querido, faltou algo no título acima: "sem lenço, sem documento, sem direção e SEM NOÇÃO"!
Bjos,
Claudinha

Anônimo disse...

Confesso que só fui comprar CDs no mercado secular por causa do Pe. Fábio de Melo. Desde então nunca mais comprei CDs, visto que sempre gostei mais de música internacional sem nenhuma preferência por qualquer artista.

Compro os Cds do Pe. Fábio porque são músicas que não tocam nas rádios e servem para eu encontrar meu equilíbrio. No fundo as considero uma terapia e nada como ouvir no meu quarto ou no banho.

Mas, música é uma questão de gosto. Atualmente, o estilo de música que mais vem se popularizando é o Gospel. Eu particularmente não gosto, mas certamente na lista de 2010 não se surpreenda se vier como primeiro da lista algum cantor gospel, de repente, o Regis Danese que tem facilidade em fazer músicas no gosto popular, apesar de que nelas haja erros teológicos graves. Na música "Como o Zaqueu" ele chama Jesus de Pai, apesar de ser Filho no cristianismo.

Gostei do seu artigo.
Paz e bem!

Anônimo disse...

Desculpe se enviei várias vezes o mesmo comentário, é que a Internet aqui ficou lenta.

Elaine - Rio de Janeiro

Tadeu disse...

só pra completar esse assunto...olha só os discos mais vendidos na história do Brasil:

1. "Músicas para louvar o Senhor" (1998) – 3.228.468 cópias
Padre Marcelo Rossi
2. "Xou da Xuxa 3" (1988) – 3.216.000
Xuxa
3. "Leandro e Leonardo" (1990) – 3.145.814
4. "Só Pra Contrariar" (1997) – 2.984.384
5. "4º Xou da Xuxa" (1989) – 2.920.000
Xuxa
6. "Xegundo Xou da Xuxa" (1987) – 2.754.000
Xuxa
7. "Um sonhador" (1998) – 2.732.735
Leandro e Leonardo
8. "Xou da Xuxa" (1986) – 2.689.000
9. "Mamomas Assassinas" (1995) – 2.468.830
10. "Terra Samba ao vivo e a cores" (1998) – 2.450.411

viu só...a música ruim sempre vendeu mais, desde que o mundo é mundo é assim! mas o que eu acho é que antes em um TOP 20 você conseguia ouvir uns três ou quatro discos, não era tão centralizado e único...hoje não dá!

vinicius disse...

A lista não me deixa mentir. Analisando-a superficialmente já estou imaginamdo o momento em que chegarão às prateleiras das lojas as primeiras duplas de padres sertanejos. Visão perturbadora e apocalíptica!!

Fidel disse...

Cara... depois do Led Zeppelin eu parei de me atualizar

tati disse...

Putz!!
Padres em dupla (dupla, porque os sertanejos já não são sertanejos há muito tempo. Agora são duplas "românticas" ops!)

Vinicius: Não dá ideia!!! Vai que alguém da Sony lê isso!! Eles vão ocupar todas as 20 posições da lista (sem trocadilho, por favor!)

Felipe disse...

Essa lista de 2009 realmente é triste. No entanto, ainda mostra a força do catolicismo no país, apesar (eu acho) que o mercado gospel evangélico seja maior.

sobre a lista dos discos mais vendidos de todos os tempos, que o Tadeu colocou aqui, confesso que comprei o 4o. mais vendido, no meus tempos de pagode.
Mas o Mamonas Assassinas era muito bom vai... até hoje eu acho muito bom pela qualidade e pelo ar fresco que representou!

Fidel disse...

"Mas o Mamonas Assassinas era muito bom vai... até hoje eu acho muito bom pela qualidade e pelo ar fresco que representou!"


QUE PORRA É ESSA???????

Picaretas da Távola Redonda disse...

O Fidel....sabia que vc iria concordar comigo!!!
hahaha

Fidel disse...

Rapaz, o dia em que eu concordar com alguém que mamonas Assassinas era "muito bom pela qualidade e pelo frescor que representou", o Inferno vai gelar...

Claudinha disse...

Queridos, dá para excluir o Felipe das críticas musicais?
Por favor!!!!
Bjos,
Claudinha

Vivi disse...

Pois é meu caro, estamos em meio a uma decadencia musical e personalizada, com cardapio nada variado...pensem que coisa boa! Quanto menos opções, melhor para os nossos ouvidos, imaginem se além de Vitor e Leo, Zezé di Camargo e Luciano, Bruno e Marrone (não vou citar Pe. Fabio, alguns de vocês sabem o porque), aparecesse mais um monte de aberrações musicais dividindo o top 20 com eles??????Afff!!!Não precisam imaginar...

Respeito as individualidades à parte, esse é o retrato de uma população restrita(não só pela qualidade mas pela variedade), que ainda frequenta lojas de cd's (isso é muito bom!) mas com musculos e opiniões atrofiados, que não os permitem passear por outras seções musicais.
É chocante a quantidade de cds vendidos pelo primeiro colocado, número esse vendido na duração de um ligeiro espirro em tempos de aurora da industria fonográfica.
Mas levando em conta que o primeiro colocado é o "moderno e metrosexual", mas também uma pessoa de conhecimento indiscutível (além, muuuuuito além religião), esse número pelo menos poderia ser mais alto, já que Fábio se propõe a espalhar uma semente do bem (isso também é indiscutivel para quem conhece o seu trabalho.)

Enfim, dando continuidade ao assunto e a onda dos "top's 10, 20, 500 e lá vai fumaça", que tal o ranking dos discos mais baixados da net para uma comparação e novas constatações hein ????

Beijinhos!

Fidel disse...

Claudinha é sábia!!! Pela exclusão do Felipe das críticas músicas!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk

Ah, se eu fosse um ditador....