sábado, 27 de fevereiro de 2010

NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA PEDRA, TINHA UMA PEDRA NO MEIO DO CAMINHO

foto: Paulo Alvadia

Queridos leitores desse espaço (tem algum?), permitam-me uma modesta pergunta do qual lhe darei quatro alternativas. Ai vai ela: quando você tem uma dor de ouvido como faz para tratá-la?
a) vai ao médico ver o que é
b) vai levando com compressa quente no ouvido pra ver se a dor passa
c) faz nada porque se "eu to sentido dor devo tá merecendo".
d) quer saber? Corta a orelha pra essa porra não doer nunca mais.

E qual a sua resposta? A? Sabe qual é a resposta da Prefeitura do Rio? Pra quem quer combater mendigo colocando pedra onde eles dormem só pode ter cravado na alternativa D.

Meus amigos, o choque de ordem do Eduardnho, como já era de se esperar, acabaria cedo ou tarde em esbarrar nessa atitude "tão fácil". Ou seja, você cria um espaço urbano altamente excludente onde, ao invés de oferecer possibilidades dignas aos moradores de rua, você oferece a eles o não-lugar. Afinal, pra que lugar pra quem não existe?

Ao meu ver, ainda não são os abrigos (a maioria localizados lá no caixa prego) que resolveriam um problema que, simplesmente, não é apenas o dormir no relento. O problema é outro, culpa de um sistema excludente por definição. Mas como esse "tal de Sistema" tá ruim de cair, é possível sim minimizar o problema oferecendo, principalmente, dignidade a essas pessoas.

Parte da culpa disso tudo é da prefeitura sim e ela pode ajudar a resolver a questão por inteiro. Mas como a opção pelo "esconder pra resolver" tá no sangue e vem desde Cabral, é melhor deixar assim porque com tradição a gente não mexe!

Mas bem que vocês ai do Rio podiam dizer pro Eduardinho (vai que ele ouve) que dor de ouvido se cura com tratamento adequado e que a orelha não tem nada a ver com isso.

* Acreditem pessoal: finalmente uma sugestão de pauta da Claudinha virou post. Continue assim queridinha. Vai que no ano que vem a gente te dá outro mole?

11 comentários:

tati disse...

SABIA!! Valeu CLAUDINHA!!!!! Muito boa a sua observação!

Ótimo texto, Picaretas, parabéns!

Patricia disse...

O mais louco é ter escolas de samba na avenida fazendo apologias ao Choque de Ordem. Incluindo a tradicional e querida Portela.
Alguma coisa está fora da ordem!!
Já disse Caê...

Claudinha disse...

Ei Felipe, vc acha que isso te isenta de vir à minha defesa, é? Nã nã nin nã nã!!!! Pode aproveitar a promoção da GOL!

Pois é, Tati...Há anos eu venho alimentando (leia-se enchendo) o e-mail de Felipe com algumas idéias M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S para os picaretas e não sou considerada. rsss. Vejo que esse renascimento trouxe novidades...

Bjos,
Claudinha

vinicius disse...

A Portela cumpriu em 2010 uma das mais tristes páginas de sua rica e emblemática história!! Candeia e Paulo da Portela, dois guerreiros, verdadeiros guardiães da essência mais profunda de uma escola de samba, devem ter, envergonhados, guardado seus violões enquanto a Majestade do Samba se arrastava na avenida sem cetro e coroa...

PS: Cuidado com estas mulheres, Chefe!! Nosso conteúdo é exclusivo e faz xixi de pé!! Entendeu ou quer que eu desenhe? RS

Patricia disse...

As Três meninas já estão causando medo!! :)))) Quer que eu desenhe chefe?

Belo comentário Vini, foi exatamente isso que aconteceu!!
Meu coração é verde e rosa, mas tenho uma paixão pela Portela, pela sua linda trajetória, e muito entristeceu-me ver aquele desfile.

tati disse...

"Choque de ordem" virou "choque de alegria"!!! PUTZ!! Alegria de quem??!!
Mais comprado impossível! Não é à toa que o prefeito só assistiu a um desfile: ao da S. Clemente que subiu...

Tadeu disse...

lá no otro blog a Claudinha não tem voz não!!! ela que se atreva!!! ai que medo...rs

Vivi disse...

Ô Claudinha que injustiça esse pessoal do "outro blog" hein...
Muito boa sugestão, muito bem desenvolvida...se eu fosse vocês começaria a ouvir mais as mulheres (isso serve para o povinho do "outro blog" tb...)

Claudinha disse...

Ei Tadeu, deixa vcs me darem um "pinguinho" de ousadia para ver! E agora que a senha está mais perto, então...lembra do meu TOP 10?

tati disse...

Isso aí, Claudinha!!! Encosta na parede!!! hahaha

Ó, Passa lá no nosso blog para der suas opiniões.
http://tresmeninasdobrasil.blogspot.com/
Serão prontamente atendidas, viu? hahaha

P.S. Tá chegando... não? 12 ou 11?

Claudinha disse...

Oi Tati, é 12!!

Bjos,
Claudinha