segunda-feira, 17 de maio de 2010

ALGUÉM TEM O ANDRÉ SANTOS AÍ?


Talvez um dos grandes prazeres que minha infância me proporcionou foi colecionar álbum de figurinha. Na verdade, não sei se realmente foi um dos maiores prazeres da minha infância, mas já que não ando jogando volei e futebol num espaço improvisado no play do prédio, não ando brincando de salada de fruta por "motivos de força maior" e o meu time de botão há tempos se aposentou, só me restou relembrar o gostinho pelas figurinhas.

Não sei de onde saiu a idéia, mas desde o último sábado venho colecionando o álbum de figurinhas da Copa do Mundo. Tem algo mais retrô que isso? E vou te falar: tá uma delícia. O álbum dessa Copa é mais bonitinho e continua com o mesmo charme. Hoje inclusive você não paga pelo álbum... só compra os pacotinhos de figurinhas a 0,75 de Real e pega de graça o álbum na banca. Eu tenho a impressão que naquela época a gente tinha que comprar o álbum né? Enfim, abrir o pacotinho de figurinhas continua com a mesma graça: sempre na expectativa do que virá e muito puto quando as 5 que vem é tudo repetida. Pô! Muito legal.

Lembro que sempre gostei muito de colecionar álbuns de figurinha, mas nunca conseguia completá-los. Minha mãe (culpada igual a sua) jogava isso na minha cara sempre quando eu chegava com um álbum de figurinhas em casa (depois do meu pai, na moita, ter me dado algum$$ pra isso). Ela me enchia de frases do tipo "Quero ver sustentar esse álbum!" "Não sei por que comprar...nunca completou um".

Abro parênteses. Imaginou se fosse hoje? Alguém do juizado de menores ou do MP já teria ameaçado minha mãe de perder minha guarda, obrigando a ela pagar uma tratamento psicológico com acusações do tipo "incutir em cabeça de menor desprotegido sentimentos de derrota e fraqueza". Já posso ver a tia Marina Tanaka, coordenadora pedagógica lá do ginásio, chamando a minha mãe "pra dar explicações". Criança hoje em dia sofre que é uma tristeza! Fecho parênteses.

Mas um dia isso tudo acabou. Eu tinha que completar um álbum pra mostrar pra minha mãe que eu era capaz. E assim foi com o da Copa de 90: meu último e vingador álbum de figurinhas. Depois de muita luta, muito bafo, conchavos com o meu pai e troca com os amigos, consegui completar o meu álbum. Lembro até hoje a última figurinha que me faltava: era o lazarento do goleiro da Argentina (só podia ser) o Pumpido, que na Copa inclusive quebrou a perna e, de quebra, quase quebrou o meu álbum. Ainda o tenho, completinho guardado com muito esmero.... tá naquela caixa NÉ MÃE?

O meu álbum hoje já está nos finalmente e, pra completar o Brasil, só falta o André Santos que, além de não ir pra Copa, tá empatando meu álbum. Alguém tem ele ai?

Lembram desse?

OBS: Mãe, eu te perdoou viu... mas a conta do analista é sua! heheheh

16 comentários:

Tadeu disse...

eu quase comecei a colecionar...via os meus alunos trocando as figurinhas...quase, mas quase mesmo, comecei, mas consegui me controlar...

o andré santos foi reserva no flamengo uns três anos...medonho...tá no álbum é? sinistro...

valeu, Tadeu.

Tadeu disse...

do bolão não consegui fugir...
acabei de pegar meu "formulário" hoje...tem uma pontuação com todos os jogos da primeira fase, isso por míseros R$ 10,00...o inspetor do meu colégio (o organizador da contravenção) disse que deve ter umas 50 pessoas participando...tô achando que no final da primeira fase vou ter "quinhentinho" no bolso hein...algum palpite certeiro Felipe...manda aí...

Tadeu.

Miguel disse...

Oh, Tadeu! Não entre nessa do Felipe não! q tal colecionar bandas?

Dani disse...

Eu também tenho um albuuuummm.... mas tá faltando um moonnte de figurinha. Quem tiver sobrando por favor, mande pra mim...rsrsrsr.

Não some não Tadeu! Bjos pra vc e Vivi.

Ritiha - Macapá-AP disse...

uhauhauha... ai Felipe, só tu msm..Olha! Eu ameeeei essa postagem e a dani deve lembrar q nós tbm tínhamos álbuns de figurinha, só q infelizmente nunca consegui ganhar nd, só meu primo q ganhou uma panela de pressão (o rafa, lembra dani?) uhuahuahuahuhaa
Mas td bem, acho q vou aderir a sua nova distração e comprar um pra mim tbm!!
Se ainda estiveres pelo Acre em julho poderemos "trocar figurinhas", acho q já sabe q as passagens já estão compradas, neh? E olha.. de qbra, vou levar o Sílvio, o Lula, o Michel (bbb10), o Romário e mais alguns novos personagens uhauha

Bjo Fê!

Unknown disse...

ah Felipe, impossível não sair na hora do almoço, em direção a banca de revista mais próxima...
kkkkkkkk você é demais!
Bjinhos

Unknown disse...

Seu album esta naquela caixa sim. Também esta la, aquela pasta com recortes de jornal, revista e tudo mais sobre o Sao Paulo da era TELÊ. E eu queria que fosse do Flamengo. Lembra? Tempo bom.
Seu Pai

Tadeu disse...

Seu Marcelo apenas ratificou o que já sabíamos...morreu aquela historinha dele "sou flamengo e são paulo"...sem vergonha!!! até recorte do são paulo o mulambo tinha!!! aposto que os recortes eram do Müller, a grande paixão do cabeção...por favor, não perguntem a lista dos 10 maiores jogadores que o Felipe viu jogar...o Müller estará em primeiro, e o Lê deve ser o quarto!!! lamentável...

Dani querida...eu não sumo não, só saio pra tirar umas sonecas as vezes...mas tô por aqui!!!

beijos, Tadeu.

Patricia disse...

Hehehe...
Isso virou febre!!!
Os meus alunos todos colecionam e vários professores também.
Muito engraçado a hora do recreio, fica uma fila na sala dos professores para trocarem figurinhas!! :)
Confesso que resisti a tentação.
Felipe, se quiser, podemos trocar por sedex 10!! ;)

Anônimo disse...

Tomei váaaarias dos meus alunos!! Tô vendendo, querem??? hehehe

Ezí Melo disse...

Putz... Lembrei do último álbum da seleção que colecionei. Foi um dia desses. A seleção de 1978 (rss), para Copa na Argentina, minha primeira pela TV. Completei o álbum inteiro e ainda consegui as tampinhas de refrigerantes de todos os jogadores.
Na escalação, Nelinho, Leão, Oscar, Amaral, Batista, Rodrigues Neto, Gil , Toninho Cerezzo, Jorge Mendonça, Roberto Dinamite e Dirceu.
Apesar de sair invicta, a seleção canarinho ficou na terceira colocação, após um suspeitíssimo jogo que o Peru entregou para a Argentina, perdendo numa lavada de seis a zero.

Milinha disse...

Fê, se faz eu ficar com remorso, ah se pudesse voltar atráz, tanta coisa nao teria feito.
Mas eu fiz o que eu sabia meu filho,vixi e como eu sabia pouco dessa vida.
Aí chegou a maturidade aprendi um pouco, vcs me ensinam sempre, vc e sua erma.
Aí que vontade , de pegar vc pela mao e comprar figurinha, que delicia seria.
Faça o albúm mesmo e complete -o. ok.
Um grande beijo da mae que te AMA. Deus te abençoe.

Felipe disse...

Oh! Minha mae!
Você eh a melhor mae do mundo... mas que me ensinou a voar!

Te amo
Felipe

Unknown disse...

Velho esse post foi fóda!!!! Todas as mães eram assim!!! Ainda bem!!
Eu não tenho o André Santos não mas vamos trocar figurinhas!!!

Abrax

Gabriel (o da Gabi)

Vivi disse...

Nooooossa, que sessão retrô mais gostosa foi essa? Tenho a impressão que os albuns eram pagos sim, mas a minha maior coleção foi Amar é... vixi do céu!!!!rs rs
Minha mãe is buscar eu e meu irmão na escola e a banca era parada certa, pra ele pacotinhos de figurinhas do campeonata que tivesse acontecendo no momento e pra mim, pacotinhos rosas para completar meu album mais rosa ainda...afff, colecionar qualquer coisa realmente desperta sensações dentro dagente...

Beijos!

Patricia disse...

Taty, você é muito má!!!

Confiscou as figurinhas dos alunos???

Heheheheheheehe...