terça-feira, 11 de maio de 2010

SELEÇÃO DE REPARTIÇÃO

Apesar de ser um servidor público e ter orgulho disso, permitam-me fazer uma comparação da seleção do Dunga com uma repartição pública... aquela do senso comum. O escrete selecionado é uma típica seleção de repartição. Observem:

Uma boa repartição pública você tem ali o bom carimbador de declaração. Acerta uma carimbada como ninguém... com velocidade e ritmo satisfatório. Tem também o atendente, ora educado, ora mal humorado mas sempre ali, fazendo o seu com certa destreza. Lá atrás, numa salinha a parte, é o local do chefe de repartição. Geralmente o chefe de repartição é aquele sujeito com seus 30 anos de casa, que já foi muito bom, mas que hoje faz o seu feijão com arroz de 8 às 12 e das 14 às 18, ocupando o cargo muito mais por antiguidade do que por talento mesmo. Ele já teve mais gás sabe, mas há uns 5 anos vem trabalhando no automático...saca?

O problema é quando o sistema cai. Ai meu amigo....fudeu! A fila aumenta, começa um burburinho, ao longe já se ouve um "Isso é um absurdo!" e o atendente com aquela resposta pronta: "O sistema está for a do ar". O chefe não foi capacitado durante esse tempo todo, não entende de sistema nenhum já que ainda usa sua Olivetti "último tipo" e avisa: "Já liguei pro técnico. Ele tá almoçando agora, mas ficou de vir logo, logo." Como o cara tava demorando demais, ele chama Olavinho que entende um pouco de informática, é bem esforçado mas não é sempre que ele acerta. Quando acerta vira rei, quando não acerta... é da vida né. Mas o carimbador, o atendente e o chefe não tem culpa.... eles não entendem de sistema e nem são pagos pra isso.

A convocação do Dunga se assemelha a essa repartição. É uma boa seleção e só. Ela te desperta o mesmo tesão de quando você vai enfrentar uma fila no DETRAN pra renovar a carteira. São 23 jogadores esforçados, de talento mediando comprovado e cada um na sua parte que lhe cabe são bons e fatalmente vão fazer um bom trabalho. Mas bom trabalho não necessariamente ganha Copa. O Kaká me parece que é colocado como a única esperança. Uma sobre-carga enorme encima de um mesmo jogador que vem jogando mal. Ele é o chefe da repartição. Se ele não jogar bem, um abraço. Quem sabe se torne uma espécie de Raí da Copa de 94. Já o Robinho é nosso Olavinho: às vezes cai como uma luva mas tem vezes que faz "papel de Denilson": muita firula pra nada. Ai meu amigo, vai chamar quem quando o sistema cair? Sabe aquele jogo zero a zero, onde ninguém consegue sair da marcação, encardido, com o meio de campo apagado e, num contraataque leva um gol aos 15 do segundo tempo e, se não revidar até os 30, os últimos 15 vai ser um Deus nos acuda? Vai colocar quem? O Júlio Baptista é a solução? Elano talvez?

Entre os nomes do nosso time, não há um coringa, um "estagiário" atrevido que se mete no atendimento, ajuda o carimbador, ensina o chefe a ligar o computador e ainda troca aquela lâmpada que tá queimada desde o ultimo apagão. É uma seleção sem tempero, com a cara do Dunga. Ainda mais fraca que a seleção de 94. O nosso comandante acaba de instituir o coorporativismo de Seleção. Tem até gente melhor, mas o pacto não era com eles... fazer o que? O grupo tá fechado (fechadissimo!), todo mundo é amigo do chefe e que bom que ninguém tem uma noiva louca de fazer chorar.

Por ser esforçado, pode até ser campeão... mas tu vai sofrer pacas e reza (reza muito!) pro sistema não cair. O Olavinho pode não dar conta...


3 comentários:

Tadeu disse...

eu queria saber quem é o gilberto silva dentro da repartição...80% das seleções formadas por outras pessoas seria essa mesma do dunga, não tem muito como fugir disso não, sabia?

a defesa toda ninguém mudaria, no máximo preferiria um lateral esquerdo mulambo igual a um dos mulambos que vão...no ataque a mesma coisa...agora os 20% de diferença seria no meio-campo...o meio-campo titular (e o reserva) do dunga é assustador...lamento mais o hernanes, o lucas e o diogo do que o neymar...enfim...

é isso

Picaretas da Távola Redonda disse...

Eu olho essa convocação e realmente é o meio de campo que é feio. E por isso mesmo que acho que o Kaká ficará sobrecarregado. E se ele jogar mal? Sinto falta do Ronaldinho Gaucho nesse meio... Seja pra ficar na reserva ou não. Seria uma forma de diluir um pouco a responsabilidade do Kaká que não vem jogando bem.
E Grafite? Sei não... tem tudo pra ser o Doriva do Dunga!

Casinos Review disse...

As a variant, yes