segunda-feira, 19 de abril de 2010

TILÓPTIUM YEAH! YEAH! YEAH!

Eu duvido que você saiba, de cabo a rabo, a letra das músicas que você costuma cantarolar. Duvi-de-o-dó! E aposto também que muitas vezes você não entende a letra de muitas músicas que tá cantando e joga algum remendo de palavras que nada tem a ver com a canção, mas que tem uma sonoridade parecida.... né não?

Talvez você não saiba, mas o que estás cometendo é um virundum. Virun... o que Felipe? Isso mesmo! O virundum é quando a pessoa troca alguma parte de uma música por palavras que se parecem mas que não tem nada haver com o contexto e então fica aquela coisa meio estranha e engraçada. O nome virundum vem do nosso Hino Nacional... ou vocês nunca viram alguém cantar o "Ouviram do Ipiranga" trocando por "O virundum piranga"

Tem até quem se dedica em colecionar virunduns vejam vocês. Vou listar abaixo alguns exemplos enquanto nos divertimos. Assim nós matamos dois coelhos com "uma caixa d'água só".

Quando Adoniran cantava...
"Saudosa maloca, maloca querida Dim dim donde nóis passemo os dias feliz de nossa vida"
O mineirim tavam mais preocupado com o tempo...
"Saudosa maloca, maloca querida 'tempim bom qui' nóis passemo os dias feliz de nossa vida"

Já o Cidade Negra cantava desse jeito:
"Você não sabe o quanto eu caminhei, pra chegar até aqui. Percorri milhas e milhas antes de dormir"
Já um tarado ouviu assim...
"Você não sabe o quanto eu caminhei, pra chegar até aqui. 'Perfurei minhas virilhas' antes de dormir"

E a Elis que cantava lindamente Como nossos pais...
"Mas é você que ama o passado e que não vê..."
Mas eu e você (pode admitir!) cantávamos assim...
"Mas é você 'que é mal passado' e que não vê..."

E no samba temos também exemplos, como o do Salgueiro de 1993
"Oi, no balanço das ondas, eu vou / No mar eu jogo a saudade, amor / O tempo traz esperança e ansiedade / Vou navegando em busca da felicidade"
Já a viúva do milico...
“Oi, no balanço das ondas, eu vou/ ´O Marechal da Saudade’, amor...”

E na roda de violão o violeiro cantava
"... Na madrugada a vitrola, rolando um blues / Tocando B. B. King sem parar."
E você querendo comer a menininha do lado, já logo pensava
"... ‘trocando de bikini’ sem parar..."

E a Ivete Sangalo saia pulando (ops!) cantando:
”A minha sorte grande foi você cair do céu”
E eu que saio do chão mesmo, entendi literalmente...
“A ‘meia saltitante’ fez você cair do céu”

O Rappa com suas músicas politicamente engajadas dizia assim:
”A minha alma tá armada e apontada/ Para cara do sossego! / (Sêgo! Sêgo! Sêgo! Sêgo!) / Pois paz sem voz, paz sem voz / Não é paz, é medo!”
Mas suspeito que meus pais e meus avós não tem nada a ver com isso...
“A minha ‘arma’ tá armada e apontada/ Para cara do ‘suspeito’! ’(Peito! Peito! Peito! Peito!) Pois pais sem vós, pais sem vós Não é paz, suspeito!

O Djavan é o rei do Virundum. Eu tenho uma teoria que ele constrói suas músicas encima de virunduns, só pode ser. Vejam o exemplo abaixo:
“Açaí, guardiã, zum de besouro um imã / Branca é a tez da manhã”
E se tudo é um virundum, me perdoem porque sempre cantei assim...
“Açaí, guardiã, zum de besouro um imã / ’Talvez às dez da manhã’

E o pagodão! Não pode faltar...
“Lá vem o negão, cheio de paixão, te cata, te cata, te cata... querendo pegar todas menininhas, nem coroa ele perdoa não..."
Ai o negão veio...
“Lá vem o negão, cheio de paixão, te cata, te cata, te cata... querendo pegar todas menininhas, ´demorô ele pegou o anão´”...
Ah! Ah! Ah! Essa é muito boa!

E pra você que não entendeu o título da postagem, eu chamo os Beatles pra te explicar...
She loves you Yeah! Yeah! Yeah!
She loves you Yeah! Yeah! Yeah!
Há quem cantava:
Tilóptium Yeah! Yeah! Yeah!
Tilóptium Yeah! Yeah! Yeah!

Isso é muito bom! SENSACIONAL!

3 comentários:

Anônimo disse...

"você que é mal passado" é o CLÁSSICO dos virunduns!! hahahaha

"trocando de bikini" fica em segundo lugar com louvor!

Mas Djavan, aaaa, Djavan... ele ESCREVE VIRUNDUNS!!

Faltou o clássico internacional popularizado pela Sol do BBB, lembra?
"Ia-nuÔOOO, Ia-nusilveeeer"...
SHOW!

Adorei o post! Muito divertido!!!!!!

Juliana (A Tuca!) disse...

Esse texto está SENSACIONAL!!!

Mas faltou um virundum clássico dos bailes aí:

"Tchatchuméry"

Que, na realidade é "It's Automatic".

Lembram dessa? rs!

Bjsss

Bruna Guedes disse...

Adorei Felipe! Agora vou prestar mais atenção nas letras das músicas antes de sair cantarolando por aí.