quarta-feira, 16 de junho de 2010

ADESÃO VOLUNTÁRIA... VAI QUERER?



Mais uma vez o tal do rombo da previdência toma a mídia. Claro que em época de Copa, toma muito pouquinho dela (afinal, futebol é coisa séria e mais importante, venhamos e convenhamos!). E o assunto volta a baila em virtude do aumento sancionado pelo Presidente para os aposentados no valor de 7,7%. O Guido Mantega e o Paulo Bernardo deram um pulo. Afinal, o tal do rombo da previdência vai aumentar ainda mais.

Mas eu sempre me pergunto: cadê essa conta? Eu queria ver onde está o rombo na tal previdência. Coisa simples, do tipo: o que é arrecadado menos onde é gasto. Será que a sua contribuição retirada do seu salário mensalmente é todo convertido na previdência? Confesso mesmo que tenho dúvidas. E outra: vá lá! Admitamos que realmente tenha o rombo. Ai eu pergunto: e daí? Desde quando política social tem que ter balanço financeiro positivo? Percebem? A Previdência Social é a maior política pública social que o Brasil tem. Beneficia uma grande parcela da população, aumentando inclusive o poder aquisitivo de muitas famílias. Eu diria até que o impacto dela nas populações rurais, por exemplo, é enorme. Vide o exemplo da Arapixi: as aposentadorias é de longe a política pública que mais beneficia essas populações. Uma família que tem entre seus membros um aposentado diferencia-se, a olhos vistos, em conquistas materiais das famílias que não possuem aposentados. Muitas dessas familias do campo e da floresta conseguem ascender financeiramente apenas depois de aposentados (o que é cruel depois de uma vida toda sofrida e de carência, diga-se de passagem)

Quem sabe o problema do rombo esteja na corrupção que esse dinheiro constantemente é alvo, fruto de aposentadorias abusivas, da "mão ligeira" de muitos "administrador" sobre tamanho recurso, entre outros desvios. Ai eu penso em outro aspecto: porque será que qualquer governo chia tanto pra dar aumentos irrisórios a aposentados e não faz o mesmo quando é pra aumentar salários de juizes, parlamentares, desembargadores e toda aquelas profissões que circundam a corte do poder? Por exemplo, você sabia que um servidor de nível médio da Câmara Federal (do tipo tirador de cópias) recebe mais do que um Analista Ambiental com doutorado no IBAMA ou qualquer outro professor universitário? Rombo mesmo está nos salários dessas pessoas.

Pois é meus amigos, durma-se com essa chiadeira toda. Diante de tamanha celeuma, eu já estou esperando o governo fazer um programa de adesão voluntária pra tentar resolver o tal rombo da Previdência. A propaganda seria algo assim: "Você aposentado ou pensionista que quer colaborar com um país melhor, se quiser morrer logo, pagamos o seu caixão e todas as despesas do funeral. Ah! E se não deixar pensão pra pagar, garantimos uma audiência com o Todo Poderoso. Morra e ajude a aliviar o rombo na Previdência, afinal, tu já tá mais pra lá do que pra cá, vamu combinar!"
Ah! ah! ah! E aí, vai aderir?

Nenhum comentário: