quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

UMA LASQUINHA DA HISTÓRIA


Povo invadindo o gramado do Congresso na posse da Presidenta Dilma

Ok! Não votei nela no Primeiro Turno e nem em ninguém. Já estava em Brasília, longe do meu “curral” eleitoral. E mesmo se pudesse, não teria votado. Mas no Segundo Turno eu votaria se estivesse no meu Acre. Mas também não estava lá pelo mesmo motivo do Primeiro Turno. Entretanto, o fato é que acompanhar a posse da primeira mulher a assumir a presidência do Brasil e se despedir do, para esmagadora maioria de brasileiros, melhor presidente que o país já teve, é emocionante. A sensação é de estar tirando uma lasquinha da história.

História essa que julgará, com a frieza da distância, a nossa geração e nossos governantes. Hoje, já que não consigo olhar lá da frente e de minha confortável posição de estilingue, tenho várias pedras pra jogar na vidraça do governo Lula. No entanto, buscando entender os limites do poder, de como ele é exercido há séculos no Brasil e por tê-lo acompanhado direto da ponta do Brasil (ops!), a “presidência operária” trouxe ganhos reais pra quem precisava e deixou ganhando quem sempre ganhou. Como antes só o segundo que se dava bem... vai saber se a arte de quiabar governar não esteja justamente em agradar todo mundo, sem nenhuma ordem mudar?

E o fato de hoje termos uma mulher na presidência do Brasil, representa um salto na luta pela igualdade de gênero nesse país que é tão arraigado a tradições machistas de constante desrespeito aos direitos e as vontades das mulheres. SENSACIONAL!

Em terras latinas de "raízes masculinas", temos as duas maiores nações da América do Sul governada por mulheres: Brasil e o Flamengo...ah! Tem a Argentina também...ehehe! Parabéns mulherada!

A mulher do Brasil
É orgulho que temos
Presidente do país
Fomos nós que pusemos
E elas gritam por ai
-Sim, nós podemos!


Após o juramento e o discurso no congresso, a Presidenta Dilma passa em carro aberto a caminho do Palacio do Planalto para receber a faixa presidencial do Presidente Lula.


Presidente Lula descendo a rampa e se despedindo do Palácio do Planalto, acompanhado pela presidenta Dilma.

5 comentários:

Patricia disse...

Ahhh... Emocionante o povo gritando "Lula guerreiro do povo brasileiro!"
Historico...
Obrigada Lipe por compartilhar conosco!

Anônimo disse...

Eu também não votei em ninguém para o executivo no primeiro turno.
No segundo turno votei na Dilma por motivo mais do que óbvios.
Não tenho grande expectativa quanto ao governo Dilma. Na verdade, acho que não tenho qualquer expectativa...
Mas me emocionei na sua posse (ando muito emotiva! hehehe).
Não pelo PT, pela "esquerda", nada disso. Aff!
Pela mulher e por sua história de vida. Ela não é uma operária, não veio das classes populares, mas tem uma história de luta política, de luta pela democracia (seja lá o que isso for, certo?) que não pode ser ignorada. E vê-la subir a rampa (mesmo sendo ao lado do escroque do Temer) deu um friozinho na barriga. Assim como vê-la passando às tropas em revista (diante daqueles que a torturaram e prenderam)...
Sem falar na, não menos emocionante, participação do Lula (O cara!) e sua investida ao encontro da multidão. Memorável!!

Eu queria ter estado lá!

Veleu amigo!

Beijocas!!

Blog do Paulo Ferraz disse...

Eu fiquei vendo tudo isso pela TV e o que me chamou a atenção é que na TV não se tem o som local, o calor que o povo 'ensandecido' transmite.. Bacana.

Dani disse...

Mendonça,

Nunca imaginei tanto envolvimento popular. Confesso que nunca nem tive vontade de assitir pela TV.
Mas foi sem dúvidas um momento inédito.

Votei nela no segundo turno e fiquei muito feliz quando ela ganhou. Acho que a Pati acabou me envolvendo...rsrs.

Foi mesmo de arrepiar! Obrigada pela oportunidade de sentir um pouco dessa emoção. Você devia tá extasiado, hein? Que ela nos traga bons frutos!

Adorei!
Bjos!!

Patricia disse...

Hahaha...

Valeu Dany, pela parte que me toca!!

Concordo com a Taty, essa posse foi cheia de simbologias memoráveis e por isso, o Lipe tirou uma lasquinha da história mesmo!
Uma mulher assumindo a presidência do Brasil, recebendo a faixa presidencial de um presidente operário, sendo escoltada pelos seus algozes do passado e com um grupo de seguranças feminino, foi sensacional! Adorei!
Agora é torcer!! Muuuiittooooo!!
Todos sabem que fiz uma mega-super-ultra campanha para a Dilma assumir a presidência, mas que tenho muitas dúvidas sobre os caminhos que traçarão o seu governo. Mas acredito, que de qualquer maneira, será algo muito melhor que o Mr.Burns Serra no poder! :)

Vamos ter fé meu povo!!