domingo, 3 de outubro de 2010

HISTÓRIAS ÚNICAS E ESTEREOTIPOS



Pessoas, a fala que faço questão de colocar acima é da escritora nigeriana Chimamanda Adichie. Apesar de ser um pouco longa (18 min), faz muito bem ser vista por todos nós que de alguma forma lutamos contra as histórias únicas que nos são contadas e muitas vezes pouco refletidas, criando estereótipos que só nos turvam a vista e pouco explicam. Belíssimo depoimento vindo do nosso continente mais estereotipado.

"A única história cria o estereótipo. O problema do estereótipos não é que eles sejam mentira, mas sim que são incompletos".

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu não entendi tudo, tudo...meu inglês está muito enferrujado.

Mas o vídeo é muito bom! Ótimo material didático!

Patricia disse...

Taty, você poderia por legenda! :)

Lipe, ótima descoberta!!

Fiquei muito feliz com a fala dela porque remeteu-me a uma prática constante que tenho, principalmente após a pós que fiz sobre a África, e acho que estou no caminho certo! :)
Antes de iniciar os estudos sobre a África com os meus alunos passo uns slides que fiz com imagens das diversas belezas africanas e algumas músicas locais. O mais incrível é que sempre rola uns comentários surpreso dizendo:"a África é assim?" "Existem essas músicas modernas lá?"
Os estereótipos são umas pragas. Impregnam a mente das pessoas que muitas vezes nem percebem...

ADOREI FELIPÃO!!

Tati disse...

Eu não conseguiria, Paty... mas se o Felipe pudesse fazer isso, seria ótimo! hehehe

Boa idéia para início de aulas sobre África a sua...
Pensei em usar esse vídeo para fazer um trabalho junto com o professor de inglês... (o inglês dos alunos, afinal, é melhor que o meu, hehe),mas fica para o ano que vem... nesse já não dá meis tempo! Ahhhhhhhhhhhh!!

Picaretas da Távola Redonda disse...

Tati, embaixo do video tem os subtitles pra vc escolher..so colocar em portugues...

Tati disse...

Como diria o Nhonho: "Ai que BURRA! Dá ZERO para ela!!"

Não só não vi a tecla subtitles, como não entendi o que a Paty disse... hahahaha! Meus neurônios estão em curto!

BEIJOS!

Patricia disse...

Hehehe...
Pô Taty, a parada tem até duas versões de chinês!!
Tentei baixar o vídeo para poder usá-lo nas aulas, mas não consegui! :(
Se você quiser eu envio o meu vídeo amador sobre a África. Até que ficou bonitinho... :)

BEIJOOSSS

Anônimo disse...

MANDAAAAAAAAAAA!! hehehe

Com certeza ficou bonitinho, afinal, você é o nosso suporte TI!! hahaha

Anônimo disse...

Paty, no site do evento dá para baixar direto:

http://www.ted.com/talks/lang/eng/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html

Beijim!