terça-feira, 30 de março de 2010

sábado, 27 de março de 2010

A SEGUIR, A NOSSA PRÓXIMA ATRAÇÃO!


Da Redação

E terminou na madrugada do último sábado, dia 27, o programa "Trucida você também", que nesta edição contou com o caso do assassinato da menininha Isabela Nardoni. O estarrecedor caso ganhou ares fantásticos pelo fato de os algozes da pequena terem sido seu pai, Alexandre Nardoni e sua madrasta, Anna Jatobá.

Em linhas gerais o caso versa sobre um casal explosivo, com uma madrasta que morre de ciúmes da antiga mulher de Alexandre e que, por conseguinte, desconta suas inseguranças encima da menina fruto do relacionamento anterior de Alexandre. Num sábado de março de 2008, num rompante de raiva ao que tudo indica a Jatobá fere a menina com uma chave, esgana-a e, quem sabe, imaginando-a morta Alexandre a joga da janela do quinto andar de seu apartamento para simular um assassinato realizado por um bandido qualquer que invadiu a casa.

Como vocês podem perceber, é um caso bárbaro que pode ser acompanhado por todo o Brasil que, como os assassinos, estava louco por trucidar também. No desfecho do caso, depois de 2 anos de cana, o casal passou por uma semana de julgamento que terminou na última madrugada com a condenação de Alexandre por 31 anos e Jatobá por 26 anos. Depois de uma semana de manhã, de tarde e de noite escalpelando os réus por todas as emissoras de televisão, o programa terminou com queimas de fogos e carnaval a frente do fórum de São Paulo onde ocorreu o julgamento. O show da final, ficou a cargo de um consciente cidadão que ficou na frente do fórum, debaixo de chuva e sol com os braços estendidos pedindo justiça. Mais um vez a sociedade brasileira se vingou, mostrando ainda que sua justiça pode ser justa.

Agora limpemos o nosso veneno e nossas mãos sujas de sangue que na terça-feira tem a final do BBB e se esse Dourado.... ah! se esse Dourado ganhar!

domingo, 21 de março de 2010

O ENGODO OLÍMPICO


Tudo que se pensa e se planeja para o Rio de Janeiro atualmente passa pela realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Uma cartilha que deve ser seguida para encontrarmos a felicidade e uma cidade mais organizada e justa (?!?) O Nuzman, presidente do COB, tornou-se figura das mais importante do país, ser amigo do Nuzman é necessidade para alguns e estar bem na fita, saca? O que o Nuzman diz é respeitado e seguido. Pois bem, o tal canalha sempre dizia aos quatro cantos sobre o tal legado que o Pan deixou pra a cidade coisa e tal. A cidade, segundo ele, recebeu uma série de benefícios que serão eternos, o Velódromo e a piscina que não serve mais são alguns deles, não se esqueçam.
.
Como Nuzman é um cara esperto pensava diariamente no que dizer aos jornalistas e a sociedade (uma pequena parte dela, a outra não ta nem aí pra isso) sobre a repetida pergunta: “Qual o legado do Pan?”. Tadinho do Nuzman, não aguentava mais ouvir tal pergunta (“legado é o cacete” pensava ele). Como bom canalha sempre jurava de pés juntos que a cidade tinha herdado uma série de benefícios, o tal legado.
.
Nuzman, o cara, lendo e relendo suas anotações descobriu um item que lhe salvou de tudo. Descobriu que os Jogos Pan-Americanos não “cobravam” legado. Bingo! “Não preciso mais explicar esse engodo, digo legado” pensou Nuzman. Não deixaram legado pois não cobravam, ou seja, podia gastar sem se explicar. Maravilha! A essa altura meu cunhado já se pergunta: “onde deixo meu currículo pra ser presidente do COB?”.

Livre, leve e solto, sem a pressão do legado, Nuzman mandou em entrevista essa semana:

“O Pan-Americano do Rio de Janeiro não deixou legado porque a Organização Desportiva Pan-americana não exige. Como o COI exige, com as Olimpíadas a coisa será diferente.”

O Nuzman será chamado pra depor ou o Vagner Love irá sozinho?

BLACK TIE COM HAVAIANAS NÃO PODE



Os acontecimentos vão acontecendo (jura?) e a gente vai deixando de comentar um monte de coisa por pura preguiça falta de tempo. Mas relembro aqui da notícia na última semana do Vágner Love, atacante do Flamengo, que foi a uma festa na Rocinha escoltado por traficantes com metralhadoras. Filmaram isso e agora a polícia quer explicação do jogador sobre o porque daqueles traficantes armados. Eu não vi o vídeo e também nem vou atrás.

Mas percebam como é a inversão de valores.... sutil. Será que não era a polícia (e o Estado como um todo) que teria que ser questionada sobre sua falta de autoridade nas favelas do Rio por permitirem, entre outras coisas, que pra participar de uma festa por lá tenha que se pedir a autorização pra traficantes fortemente armados?

Pensemos juntos: essa não é a mesma premissa cruel de achar que quem mora na favela é bandido? Ser filmado com gente armada numa favela (que faz parte daquela realidade) te faz bandido igual? Será que o recado que querem dar a todos, através do atacante do Flamengo, é do tipo "viu gente, não entre na favela que lá não é lugar de gente de bem". É isso? Não é a toa o estranhamento da a opinião pública em relação ao carinho que o Adriano, o outro atacante do Mengo, tem em relação a favela que ele nasceu. Afinal, ele já ultrapassou a sua "condição" de negro ficando rico e, "é claro", seu lugar não é mais na senzala favela.

Pessoal, as regras são claras: ir de Havaina e bermuda num casamento que pede black tie... você acha que entra? Com certeza não. Assim como se você quiser entrar numa favela (se é que pode ir... já definiram?) não pode entrar sem autorização do "dono" É errado? Eu acho... calça fica pinicando minha perna mas quem tem que ser questionado por essa situação, meu amigo, é quem deixou isso acontecer e não o Vágner Love.

A PITONISA PICARETA


Cá entre nós: 2010 merece um exercício de futurologia né não? Tá certo que tô meio atrasado em expor meus palpites minha previsões (porque adivinhação quem faz é mágico e o negócio aqui é sério, porra!), mas deixa de ranzinza porque num ano que ainda tem Copa do Mundo e Eleições ainda dá pra prever bastante.
Então vamos lá:

Royalties do Petróleo: esse xororô deve terminar o ano não terminando. Ou alguém acha que o Senado vai sujar a mão de óleo com tema tão espinhoso em ano de eleição, onde 2/3 do Senado será trocado.

Caso da extradição do Battisti: o Lula só vai definir isso depois das eleições (essa foi difícil!), e pelo que diz minha bola de cristal ele fica com o Battisti, passa o reveillon com ele em Trancoso e dá uma banana pro Berlusconi. Tá saindo mesmo né!

No Picaretas, o Ombudsman virá em dezembro descendo a lenha no Fidel, no Picareta Indie e no Punhteiro Lirico pelos seus ridículos 10 posts que cada um escreveu no ano. Ah! O texto sobre a ditadura da MPB prometido pelo Fidel não sai... até porque agora ele virou defensor do samba. Já prevejo ele no Democráticos, ao longo do ano, descendo até o chão.

Eleições 2010: no ano contaremos com a reeleição do Sérgio Xororô Cabral para o Rio (chupem essa manga!); se o Gabeira sair pra Governador perde, se sair pro Senado, leva; no Acre teremos a eleição fácil, quase um atropelo, do Tião " Hora Errada" Viana e Jorge Viana indo pro Senado; o fuso horário do Acre será mantido em uma hora no referendo de Outubro por pura propaganda enganosa; nacionalmente, a Dilma leva no primeiro turno (quer apostar?) e o Serra enSerra (foi engraçado vai!) sua jornada rumo ao Planalto Central, voltando em 2014 pro Senado.

No futebol (que é o que interessa de fato) o campeão brasileiro será o Cruzeiro; o Corinthians não ganha mais uma vez a Libertadores; o Flamengo cai nas quartas na Libertadores e o São Paulo chega a semifinal. Na Copa do Mundo o Brasil termina em 3o vencendo a Espanha na disputa e a Inglaterra, finalmente, será campeã com o Wayne Rooney comendo a bola e sendo o melhor do mundo no ano. Ah! Ronaldinho Gaúcho não vai pra Copa....e o Adriano também não!

Podem escrever pessoal: se não for isso, é aquilo!

sábado, 20 de março de 2010

VOCÊS PRECISAM SER DE HOLLANDA


Apesar de me arriscar a um assunto que em geral eu me atrapalho todo, fica apenas a ressalva que o que direi é uma opinião minha e que, ao meu ver, tem total apoio na realidade. A verdade é que falarei sobre mulheres. E falar sobre elas hoje meu amigo, talvez seja mais perigoso do que fazer um desenho de Maomé fazendo bananeira. De duas uma: ou me acusarão de machista insensível que não sabe a diferença de uma mulher e um ferro da passar ou culparão minha juventude por não entender nada sobre elas. Mas me arriscarei.

O fato é que estive no Rio de Janeiro a pouco e tive a oportunidade de ir ao show de um grupo musical chamado Mulheres de Hollanda. Como não poderia ser diferente, elas dedicam suas carreiras para cantar as músicas de Chico Buarque. O grupo é muito bom e me fez refletir algo que eu já sabia mas me recusava a acreditar. A grande verdade é que o Chico Buarque de Hollanda é a prova cabal de que, com o perdão da má palavra, todo homem é corno. Isso mesmo! Depois do Chico, nós homens, somos a eterna segunda opção de nossas amadas...encare isso meu amigo! É bobagem retrucar...

Quer saber de mais outra? Além delas serem dele e não da gente (lero-lero!!), o sujeito em questão é quem construiu sua mulher. Chico Buarque de Hollanda inventou a mulher brasileira contemporânea. Todas elas que nasceram no fim dos anos 50 pra cá são de Hollanda. Foi Chico quem apresentou à mulher brasileira todas as possibilidades de serem o que nunca foram antes. Não é a toa que o mesmo é contemporâneo do movimento de libertação feminina da década de 60. As mulheres brasileiras precisavam entender para onde iam, o que queriam, o que desejavam, colocar sua libido pra fora e o Buarque foi um dos que indicou o caminho dessa nova mulher. Não é a toa que hoje elas se derretem aos seus pés, dedicando grupos musicais, peças teatrais, teses de doutorado entre outras deferências.

A bem da verdade, que me perdoem Vinicius, Tom e os demais poetas, mas as mulheres de Chico eram muito mais interessantes e reais do que qualquer uma idealizada por eles que, apesar de serem geniais também, em geral viviam “apenas para amar, para sofrer pelo seu amor e ser só perdão”. Ao contrário, as mulheres do Francisco eram mais complexas, mais altivas, cheias de desejos, mistérios, inquietações, contrariedades, dissabores, morriam de amores como todas as mulheres, mas também sentiam inveja, ciúmes, podiam ser vingativas, putas e vadias... como todas as mulheres.

Sejam elas Geni, Rita, Helena, Marieta, Ana, Angélica, Bárbara, Cecília, Beatriz, Leila, Terezinha, Carolina, Joana, Maria, Luiza, Renata, Cristina... cada uma das mulheres do Buarque é a síntese do que a mulher pode se transformar depois que o Chico as reinventou. Que mulher nunca se vingou (ou queria se vingar) de seu ex ao som de “olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais”?

Que mulher não viveu ou, pelo menos, não entende a fossa dilacerante e humilhante de ser abandonada por um amor reclamando baixinho no tapete Atrás da Porta? Que casal nunca viveu os erros de um relacionamento, tendo que pedir perdão por “fazeres mil perguntas que em vidas que andam juntas ninguém faz”, onde quem perdoa a traição é o traidor?

O Chico, além de ser um dos grandes expoentes de contestação ao regime militar da geração de 68, que mudou a política e os costumes do Brasil e do Mundo e, que nesse ano, comemoram 40 anos de um período muito singular na história da humanidade, ele desnudou à mulher em todas as suas facetas e escancarou o submundo afetivo dos casais, colocando em cheque o mundo machista dos relacionamentos. Pensando bem, começo a acreditar que os homens também precisam ser de Hollanda.

É por isso que eu digo: as mulheres meus amigos e minhas amigas, para serem MULHERES, precisam ser de Hollanda. Enquanto as mulheres não forem de Hollanda, elas não poderão ser de mais ninguém. Então, contente-se com o seu papel coadjuvante na história da sua mulher e comece a aceitar que ser corno do Chico é necessário. É a vida meu amigo, é a vida!

* postado originalmente em agosto de 2008

quinta-feira, 18 de março de 2010

COMPLEXO DE BOTAFOGO


Vejam bem: era uma vez um Estado que tinha tudo. E como tudo tinha, pouco se importava com o seu futuro. Afinal, quem tudo tem com nada se preocupa. Mas como a vida (ah! essa ingrata), não permite o tudo para sempre que, como todos sabem, é muito tempo, ela foi tirando aos poucos tudo o que tinha esse velho reinado, ops!, Estado.

Primeiro tirou-lhes o Distrito Federal e, depois de virar a cidade-estado da Guanabara, teve que se misturar com uma série de cidades capengas para virar, aí sim, no Estado do Rio de Janeiro. Durante tudo isso, viu sua vocação portuária e naval virar sucata, viu sua cidade favelizar virando um faroeste e virou um Estado que vivia do aço e da cana vindos, olhem vocês, daquelas cidades capengas que falei logo ali atrás. Mas como o destino não é padrasto (para uns), eis que surge a carta na manga do Rio de Janeiro: o petróleo. Ah! O sangue negro do capital! Com o crescimento significativo que a produção do óleo deu na década de 80 e 90 , o Estado virou a Arábia brasileira. Desde então, o Rio surfa nas ondas polpudas dos royalties do petróleo.

Um desavisado conhecendo a história que coloquei acima, deve ter pensado: "com tanto dinheiro, o clima de pobreza e violência acabou com certeza." É meu amigo, não acabou não... pasmem, piorou! No entanto, agora que está se pensando na mudança das regras de distribuição dos royalties (afinal, o petróleo é do Brasil ou do Rio de Janeiro?), cria-se uma celeuma coletiva convocada por Sérgio Cabral e toda a classe política do Rio (de A a Z) em prol de um dinheiro que poucos cariocas ou fluminenses sentem seus benefícios. Que tal, antes de reclamar pelo dinheiro, os cariocas exigirem explicações de onde ele é gasto?

Ou seja: o Rio na última semana vive de um xororô de dar inveja aos botafoguenses. Talvez daí venha a sina do Botafogo. Pensem comigo: antes de chorar na televisão, não seria melhor o sr. Sérgio Cabral mostrar onde está o rombo? Como é aplicado esse dinheiro? Diante da marcha da insensatez que vimos no centro do Rio ontem aos gritos de Ah! Ah! Uh! Uh! O Petróleo é nosso! não há como tirar o trono de Picaretas da Semana a todos que ali estiveram. De "manifestação política" virou o bloco dos Picaretas Sem Noção. Sensacional! Vão direto pro trono!

terça-feira, 16 de março de 2010

CORDEL DO DOUTORADO VIAJADO



Deus aceite o meu apelo
Pra fazer esse bordão
O cordel é da baixinha
Quase cabe numa mão
Andou o mundo inteiro
- Ela é doutora meu irmão

Trabalha na Amazônia
Com o Miguel seu maridão
Mas marido ele não é
Ninguém entende isso não
É namorado o dito cujo
- Caras de pau é o que eles são

Acordou num belo dia
Querendo passear
Falou com o seu marido
- Eu quero estudar
Resolveram ir pro Rio
Eles querem é descansar

Inventaram um doutorado
Pra poderem viajar
Passearam quatro anos
Souberam aproveitar
Porque Resex na Amazônia
Só em Noronha vou estudar

Rio, Maceió, Bahia
Belém, Cape Town, Canela
Viajaram o mundo todo
O que eles sabem é bater perna
No final saem sorrindo
Com doutorado na lapela

Nem voltaram ao trabalho
Mas já querem viajar,
Quem sabe Cuzco, Lima,
Caracas ou Bogotá
Trabalho que é bom
Dá preguiça só de pensar

Foucault e as Resex
Foi bem mole de levar
Se organizaram meu amigo
Não tem como negar
Estudaram pra caramba
Mas viajaram sem parar!

No entanto eles são
Uma delicia de acompanhar
Generosos toda vida
- Nós os amamos, pra quê negar
Ter eles no coração
É muito bom de aguentar

Me despeço do meu borrão
Mas sem antes proclamar
Baianos de coração
Acreanos de pé rachar
Essa homenagem é um carinho
De um amigo, é bom lembrar!

(esta é uma singela homenagem a Claduinha e Miguel, amigos queridos dos Picaretas, que viajaram.... ah! como viajaram)

sábado, 13 de março de 2010

ELEMENTAR...

Passadas as loas ao renascimento dos Picaretas, vamos agora ao que realmente interessa: investigar os maiores suspeitos de terem aplicado contra nosso blog o maquiavélico golpe da quarta-feira de cinzas. Tarefa das mais árduas, visto que em seu curto período de vida esta singela página já destilou seu veneno e sarcasmo aos quatro cantos deste mundo, tentei nas últimas horas, inspirado pelo sempre instigante espírito de Sherlock Holmes, fazer um rápido exercício de lógica dedutiva. O objetivo era filtrar informações e focar possibilidades para que pudéssemos chegar a uma conclusão consensual sobre tão lamentável episódio para, quem sabe, punir exemplarmente o meliante que ousou nos atacar de maneira tão cruel e covarde. De cara não pude descartar figuras sempre suspeitas como Bin Laden, Bush, Fidel, Ahmadinejad, Odete Roitmann, Coringa, Darth Vader, Gargamel ou o Coronel Mostarda com o candelabro na biblioteca, mas depois de muito refletir, minhas atenções recaíram de forma inexorável e contundente sobre três nefastas figuras que de tanto serem achincalhados pelo blog, tinham toda motivação do mundo para nos aniquilar. Estou falando do senador Tião Viana, da presidenciável Marina Silva e do malandro Chico Buarque... O primeiro obrigou nosso Chefe a assistir ao Jornal Nacional na mesma hora que nós aqui da civilização, uma blasfêmia das mais insidiosas para um entusiasta do celebrado "modo de vida acreano"; A segunda foi ainda mais sórdida, pois além de partir o coração do Picareta Silvícula, de quebra mandou-o cuidar do chibiu alheio! Uma violência; E o terceiro... Bem, o terceiro nasceu... Poeta, lindo, de olhos azuis, alma feminina, boêmio, em família tradicional, rico e de esquerda. Informação demais para nosso amado Bom Selvagem...

Escrevam o que eu digo, família Picareta... Se formos caçar nossas bruxas, são estas as feiticeiras que possuem os maiores motivos para nos destruir!!

Elementar, meus caros... Elementar...

quarta-feira, 10 de março de 2010

O PAI, O MENINO E O GALINHO


Rio de Janeiro, Sábado 14 de Agosto de 1982. Maracanã.

Neste exato dia começou minha história com o esporte bretão e com a vida. O referido camisa dez da gávea já foi citado aqui outras vezes, mas agora cito uma experiência vivida por um menino de 5 anos.

Meu Pai sempre desejou um filho homem. Apaixonado por futebol e samba, fazia do Botafogo e do Império Serrano uma extensão de sua casa. O filho homem, tão aguardado, veio em 1977, depois de duas meninas.

A partir desse momento começou uma incansável luta de pai contra filho. O pai, nascido em 1946 em Belém, cresceu vendo Garrincha, Didi, Nilton Santos, Quarentinha, Paulo César Caju e outros. Sua chegada ao Rio de Janeiro em 1971 foi acompanhada de tardes e tardes no maior do mundo. Seu filho era o que faltava para a transferência de sua intensa paixão pelo Glorioso da Estrela Solitária.

Camisas, bandeiras, meias, shorts, álbuns, figurinhas, canecas, revistas e afins com o escudo botafoguense preenchiam a modesta casa. O menino, no entanto, começava a desenvolver seus gostos e caminhar em direção oposta ao pai. A possibilidade do menino virar flamenguista se tornava cada vez maior, afinal nascer em 1977 e não ser flamengo era muito complicado, culpa direta do tal camisa 10 da Gávea.

A tensão chegou ao grau máximo quando o menino, na autoridade dos seus 5 anos e da amizade desenvolvida com seu pai, abriu o jogo e disse: “PAI, EU SOU FLAMENGO. EU QUERO SER IGUAL AO ZICO”. O pai tentou argumentar e propôs uma “Guerra Branca”. Foi feito um acordo. No próximo Flamengo X Botafogo (que ocorreu no dia 14 de Agosto de 1982) será tirada a prova final. O pai levou o filho pela primeira vez ao maracanã. No fundo ele ainda tinha a esperança que Mendonça, o craque botafoguense da época, cativasse o menino. Pura ilusão. O Flamengo, maior time do mundo naquele momento, foi impiedoso e meteu 3 X 0 no Botafogo. Zico, o camisa 10 da Gávea, marcou dois gols e virou o maior ídolo daquele menino. Na saída do maracanã pai e filho estavam felizes. Naquele momento o pai entendia que o que Garrincha tinha representado pra ele, Zico representava pro filho. A camisa do flamengo, sua primeira, foi comprada naquele sábado inesquecível.

Esse dia se tornou o divisor de águas em minha vida, tinha chegado a um estágio de companheirismo com meu pai que me norteia até hoje, mesmo com sua ausência.

Uma peça da vida separou pai e filho no ano seguinte, 1983. Uns dizem que o pai morreu de desgosto. Malvados. Na verdade o que ficou dessa história foi o amor pelo futebol, a incrível vontade de viver e ser feliz, o bom humor devastador e o companheirismo, que sempre me acompanharão.

Abraços, Tadeu (o menino da história).

*****
Ficha Técnica:
Flamengo 3 x 0 Botafogo (RJ)Campeonato Estadual - 1º Turno - Taça Guanabara14/08/82 - Estadio: Maracanã - Rio de JaneiroTime: Cantarele, Leandro, Marinho(Antunes), Mozer, Júnior, Andrade, Adilio, Zico(Zezé), Wilsinho, Tita e Lico.
Gols: Zico (2 gols) e Adilio.

* postado originalmente em 10 de abril de 2008 com o nome "O camisa 10 da Gávea e o menino"

domingo, 7 de março de 2010

DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA: UMA MARCHA FASCISTA?



Na nossa cruzada incansável de subverter a ordem e contrariar aquelas três apologistas do samba no outro blog, venho mostrar algo bastante curioso (pelo menos pra mim...) sobre a origem do samba tal qual o conhecemos hoje. Ao passar por uma livraria em Porto Velho, me deparei com um livro chamado Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil de Leandro Narloch. Vocês devem encontrar nas livrarias por aí. No livro, ele se dedica a colocar em cheque diversas crenças e “verdades” da nossa história. Ainda não o li todo, mas o folheando rapidamente, ele afirma que Zumbi tinha escravos, que feijoada na verdade é uma comida européia e não de escravos, que Santos Dumont não inventou o avião e nem o relógio de pulso, entre outras histórias. Mas a que me chamou atenção de cara é no capítulo que ele tenta provar a influência fascista no samba brasileiro. Interessantíssimo!

Como todos sabem o carnaval desde tempos remotos é o momento da subversão. Uma espécie de alforria da humanidade. E por ser um traço cultural em diversas culturas, naturalmente que muitos governos (de cidade a país) o utilizam ou o tentam transformar de acordo com os seus objetivos. E a tese do autor é que, entre outros, o presidente fascista da Itália na primeira metade do século passado, Benito Mussolini, militar e metódico que era, tentou organizar a algazarra para transformar aquela festa pagã em orgulho da nação.

Então, em vez da bagunça dos foliões jogando farinha a bexigas de água uns nos outros, como era moda naquela época, os carnavalescos como num desfile militar, marchariam em linha reta, com o tempo certo para cada evolução. O desfile passaria em frente das autoridades e de julgadores que avaliariam a disciplina, a harmonia e o figurino, dando notas para a evolução de 1 a 10. As músicas teriam que ter temas edificantes e patrióticos e os instrumentos utilizados só poderiam ser os considerados da cultura nacional. Parece-lhes com algo familiar? Vamu combinar que pra virar Sapucaí só faltam umas mulatas peladas, a Luma de Oliveira e o Joãozinho Trinta... né não?

O autor afirma que foi nessa cultura e costume fascista dos anos 30, que nasceu o formato de desfiles de carnaval que conhecemos hoje. Além do que tínhamos Getulio Vargas como presidente brasileiro, admirador de Mussolini e com a mesma intenção populista de misturar a sua imagem a cultura nacional e popular. E é desde essa época que política e carnaval se misturam, onde governos já começam a financiar escolas de sambas que se prestam a falar do que eles querem. Inclusive em 1937, com o início da Ditadura do Estado Novo, foi instituído que todas as escolas de samba teriam que ter em seus enredos, temas da história do Brasil naquele ano.

Segundo Leandro, as agremiações de samba aderiram volutariamente ao samba organizado nos moldes fascistas, vejam vocês. Desde já fica como sugestão pro próximo ano para Portela do Eduardinho falar de Mussolini e seus préstimos para o Carnaval carioca. Deve dar um ziriguidum.

sábado, 6 de março de 2010

CADERNO VELHO

Estou um pouco nostálgico. Como disse no outro post, estou me alimentando do passado para construir o presente do meu futuro. Não estou fazendo uma Arqueologia do Saber foucaultiana, mas uma arqueolgia da baboseira, do melodrama, da anti-poesia, da choradeira e pieguice infinitas de um adolescente marcado pelo romantismo mais furreca e insuportável possível. Como era possível escrever aquelas coisas? Como eu podia chamar aquilo de "poesia"? Era um diário, não poesia.

Tive que procurar muito para encontrar alguma coisa que pudesse ser publicada sem que me deixasse absolutamente envergonhado, mesmo considerando o fato de que esse blog só tem cinco leitores. Enfim, tentei procurar alguns rabiscos anti-românticos e mais iconoclastas.

Irritante
É o som
De uma pluma arranhando um rosto macio
.......................................
Uma poesia
É uma sombra
Na brancura de uma página
........................................
Sobrou-me apenas um instante....
Rápido,
Dê-me papel e caneta.
A derradeira poesia.
......................................
Um verso manchado
Um verso calhorda
Um verso maldito
Que arranha a pena
e castiga a mão que escreve.

sexta-feira, 5 de março de 2010

O PULSO AINDA PULSA

Recordar é viver... Quando vi a fotinha do fofo Gato de Botas do Shrek, na hora me lembrei de Tom Waits, um dos grandes heróis do blog, imortalizado por estas bandas em uma linda postagem do Picareta Índio...

O que? Não entenderam o porquê da associação da figura do Gato de Botas ao mestre da cena alternativa americana? Pois aos que pensam que enlouqueci definitivamente, peço que não me condenem antes que me explique...

No filme, o fofo personagem surge pela primeira vez diante de nós, em uma seqüência que se passa na taverna “visitada” pelo rei Harold, que tem por objetivo contratar um matador para dar cabo do indesejável marido de sua filha. Típico ambiente do universo shrekiano, o lugar conhecido pelo sugestivo nome de "Poison Apple" é um legítimo inferninho freqüentado pela mais célebre escória do mundo da fantasia. Pois é em meio à rica fauna de ciclopes, entes, bruxas, mulheres tornadas sapos, travestis e piratas, muitos piratas, que encontramos nada mais nada menos que Capitão Gancho, ao piano, vociferando com a inconfundível voz de nosso clássico Tom, a bela canção "Little Drop of Poison". Antológico momento desta genial criação da indústria cinematográfica americana, irreverente e subversiva como o velho e pulsante muso da face indie de nosso amado universo Picareta...

quarta-feira, 3 de março de 2010

O BLOGUE FOFO


Meus amigos, definitivamente, a vida real é dividida por classes e sai de perto quando uma se estranha com a outra. No mundo virtual, não é diferente. Quer ver? Vejam vocês que, entre outras classificações neste mundo sem fim, existem as 5 classes de blogs: tem o Picaretas da Távola, os ótimos, os bons, os razoáveis e, a classificação mais nova, os fofos.

Nós, do alto da pirâmide da blogosfera, acompanhamos uma certa marolinha lá em baixo por esses dias. E como tudo que é exótico pode ser bizarro curioso, vimos nascer um blog da nova classe. Trata-se do blog fofo das Três Meninas do Brasil.

Vai lá... é meio diferentão, mas vale como uma seção Discovery. É uma forma de exercitar a paciência tolerância. Tem até zebrinha... que fofinho!

Atenciosamente
O CHEFE

O INICIO DE TUDO TÁ AQUI Ó!!!!


Já que estamos retomando os trabalhos deste blog, não custa lembrar a reunião editorial ocorrida já no distante 30 de janeiro de 2008, que fundou este destemido blog. Já que o nosso espaço não tem memória por pura sacanagem virtual, conseguimos ao menos resgatar, entre outras bobagens relíquias, está histórica reunião. Percebam a harmonia de como tudo começou. Ah! o Umbabarauma é o Tadeu.

Felipe Mendonça diz:
então Vini
Umbabarauma! diz:
o vinicius tá no papo
Felipe Mendonça diz:
Fiz algumas bagunças
Vincius diz:
fala...
Felipe Mendonça diz:
picaretasdatavola.blogspot.com
Felipe Mendonça diz:
o endereço do blog agora é esse
Felipe Mendonça diz:
aquele ficava muito grande
Vincius diz:
valeu
Umbabarauma! diz:
nosso blog não tem como referencia aquela bosta daquele diário não...prestenção!
Felipe Mendonça diz:
o que vc acha???
Vincius diz:
você já é o gerente de marketing
Vincius diz:
o diário é assunto proibido no blog
Felipe Mendonça diz:
mudei a cor da descrição tb....a cor antiga estava se confundindo com a picareta
Vincius diz:
caralho... já vai começar com racha o blog? Parece partido trotkista....
Felipe Mendonça diz:
e to colocando também que qualquer um pode comentar
Umbabarauma! diz:
depende. Se falar mal a gente censura
Felipe Mendonça diz:
eu quero ver onde eu posso colocar um link levando lá pra página do diário
Umbabarauma! diz:
eu posso ser o censor! sem problemas
Felipe Mendonça diz:
como tem no meu onde eu coloco outras paginas que eu gosto
Vincius diz:
vaisefuder@hotmail.com
Umbabarauma! diz:
não não...sem ligação com o diário!
Vincius diz:
ninguém perdoa
Felipe Mendonça diz:
não...eu não mudei o e-mail não!!
Felipe Mendonça diz:
uai....é só colocar um link
Umbabarauma! diz:
é pra vc se fuder...não entendeu?
Vincius diz:
o felipe não entendeu a piada
Vincius diz:
é a cerveja
Felipe Mendonça diz:
vcs é que não entenderam minha resposta....
Umbabarauma! diz:
ultimamente ele não tem entendido muita coisa!
Felipe Mendonça diz:
vcs já foram mais rápidos
Vincius diz:
e você já teve saídas melhores
Vincius diz:
vai que o trauma tenha e afetado
Umbabarauma! diz:
essa reunião tá boa...
Felipe Mendonça diz:
o negócio é o seguinte: o link do diário vai ter que aparecer!
Umbabarauma! diz:
esse é um blog de respeito...tem reunião editorial!
Vincius diz:
primeira reunião... já é um clássico...
Felipe Mendonça diz:
ei....vamu trocar aquela foto...
Vincius diz:
vaitomarnocu@click21.com.br
Felipe Mendonça diz:
O FELIPE NÂO PODE LER SUA ULTIMA MENSAGEM. TENTE MAIS TARDE
Vincius diz:
todo cego é viado
Felipe Mendonça diz:
não vi nada...
Umbabarauma! diz:
o cara quer trocar tudo
Umbabarauma! diz:
acho que pra virar clássico maior vou sair do blog antes de entrar... saca?
Umbabarauma! diz:
tipo aquele guitarrista dos beatles...qual o nome dele?
Vincius diz:
troca o que quiser, mas sem o fedorento do diário na página... Vai que os inimigos do cara no acre tomam nós dois como inimigos também... Esse será um blog de extrema-direita, com tendências néofacistasreacionárias....
Vincius diz:
eu já posso ficar offline? Ou não?
Felipe Mendonça diz:
mas o Tadeu tava querendo rivalizar com o O RIO BRANCO da extrema direita Acreana... é tão de extrema que quase da a volta!
Umbabarauma! diz:
a foto é aquela!
Umbabarauma! diz:
sem negociações
Umbabarauma! diz:
não mandei tu fechar o olho na hora de rir! não sabe rir de olho aberto?
Vincius diz:
vamos levar o felipe no glamour foto studio pra ficar bem bonitinho
Felipe Mendonça diz:
ai ó.... pô! deixa eu anunciar meu blog aqui????
Umbabarauma! diz:
não sem comércio...senão eu saio!
Vincius diz:
metade do seu salário na minha conta amanhã até o meio dia
Felipe Mendonça diz:
e se o Vinicius também vier com as poesia dele eu venho com as minhas tranqueiras também!
Vincius diz:
vinicius - o comerciante
Felipe Mendonça diz:
ai ó..... esse nosso diálogo vai ser o nosso primeiro post do blog...
Felipe Mendonça diz:
felipe - conselho editorial!
Umbabarauma! diz:
não não
Umbabarauma! diz:
você escreve em mesa de bar e publica e acha que aqui vai ser assim?
Umbabarauma! diz:
cara, tu vai sair do blog já já
Vincius diz:
o tadeu tá negando até o que ele não sabe... É isso aí...
Umbabarauma! diz:
o endereço ficou qual então?
Umbabarauma! diz:
se for no antigo entra?
Felipe Mendonça diz:
não...
Felipe Mendonça diz:
eu já mudei o endereço...
Felipe Mendonça diz:
picaretasdatavola.blogspot.com
Umbabarauma! diz:
beleza
Vincius diz:
quer mudar mais alguma coisa? Tipo... Os companheiros de conselho?
Felipe Mendonça diz:
rapaz, é em mesa de bar que sai as melhores....
Vincius diz:
Discorda tadeu!!!! Tem que manter o personagem...
Felipe Mendonça diz:
não...acho que nós três tá rolando direito, apesar de você!
Umbabarauma! diz:
não concordo!
Vincius diz:
Já tá citando Chico.... Fabio Jr tá vetado, viu?
Vincius diz:
Boa tadeu...
Felipe Mendonça diz:
mas vem cá: tá faltando o Paulinho Vila Mimosa, o Flávio Picareta Mor e o Waguinho Não é de Nada.... onde é que eles entram aqui? Ou tamu tomando o poder assim na cara dura mesmo?
Vincius diz:
Rapaz... O conselho é nosso... Eles são a chapa de oposição... Mas como não é uma democracia... Nunca irão concorrer ao poder...
Umbabarauma! diz:
boa...não tem direito a nada!
Felipe Mendonça diz:
acho justo!
Vincius diz:
fechado
Felipe Mendonça diz:
concordamos em alguma coisa....
Vincius diz:
mas não negaremos o direito da chapa existir... é mais cruel... o que acham?
Umbabarauma! diz:
justo
Umbabarauma! diz:
ou melhor, injusto, porém justo!
Felipe Mendonça diz:
incentivar que eles se organizem pra tentar assumir o poder e nunca vão assumir? gostei!
Vincius diz:
segunda decisão unânime... Tô sentindo falta de uma polêmica...
Felipe Mendonça diz:
e o link do diário???